sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Carta ao meu amigo Antônio Maria

Querido Antônio Maria,

Você iria adorar essa notícia. Sua estátua foi colocada na rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife. Estás sentado, defronte a uma mesa, esperando um garçom eternamente ausente. Como a estátua fica defronte à escola que ensino, meus alunos já sabem da tua existência. Um dia, saimos da sala e fomos te ver. Alguns cantarolaram:

"Ai, ai/saudade/saudade tão grande..."

Você só não iria gostar de saber que seu nariz já está quebrado, coisa de quem se expôe demais. Mas o nariz, meu velho Antônio, nunca foi teu forte.

Creio que gostarias muito do Recife, às vésperas deste Carnaval de 2007. Algum gênio inventou uma história de que o frevo está completando 100 anos, e você sabe bem como a mídia adora essas coisas. Estamos aqui a reinventar a roda. Até um dia foi descoberto para o centenário do frevo, e o dia é hoje, 9 de fevereiro.

Mas a cidade está supimpa. Em todo canto tem música, o pernambucano está meio virado mesmo. Quase todos os meus amigos tocam maracatu, com excessão de Fred Jordão e Inácio França.Eu, com uma alfaia, sou um ótimo jogador de dominó.

Como acontece há 100 anos, Naná Vasconcelos vai fazer a abertura do Carnaval. Ele e mais 25 mil tocadores de maracatu.

Bem, amigo, estou sem muito assunto, vou encerrando por aqui.

Nos vemos a qualquer momento. Mas, como estás do lado de lá, não tenha pressa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ótima......Adorei.Ana

Anônimo disse...

Samarone...... você é amigo dos meus amigos. Motivo pel qual, é meu amigo também....Aline, Emília, Lucila, Inácio França (mande dizer que peço notícias). Então só para te dizer, querido amigo, que passei por aqui e saí cantando: "ai, ai, saudade...saudade tao grande..saudade que eu sinto..". Beijos e parabéns por textos tão lindos que matam a minha saudade.
Mariana.

Anônimo disse...

Fala sama, "os barba" tava massa até onde pude estar presente com meus amigos gustavo e andré, estes dois foram o motivo de não ficarmos mais tempo (vai casar que tu entende), ainda aproveitamos um saboroso caldinho, umas cerva em vital (simpatia em pessoa) e camisas do bloco. O interessante foi ver tudo aquilo que você escreve...pense numa viagem (igreja, vital, figuras, clima bucólico...). Vou deixar minha barba crescer para em 2008 voltar mais autêntico.

Anônimo disse...

Nacionalidade: Brasileiro
Profissão: Esperança
Ouviste?

Adri

Anônimo disse...

Pôxa, estou curtindo muito esse lance de Blog, adorei mesmo. Espero um dia te conhecer, saiba que vc adquiriu uma leitora e diariamente visitarei os seus artigos publicados. Pena que perdir muito tempo.
Beijos,
Wannessa Guilherme